quinta-feira, 14 de junho de 2007

Charles Ray


hoje lembrei do Charles Ray, meu artista favoritissimo na epoca de estudante. acho q lembrei dele por causa das imagens de manequins que usei no video para a exposição do fernando oliva (nao sei fazer video, nao conseguia parar de editar nunca, entao ainda tenho varias bundas de resina pregadas na retina).

já não sei muito bem por que eu endeusava esse trabalho, acho que porque ele encontrou um jeito de fazer representação automática...

nem tão automático assim: a escultura dele de 2007 é uma "cópia"
muito muito grande de um tronco de árvore que ele encontrou na estrada. daí tirou moldes de cada pedacinho do tronco e mandou um japonês, lá no Japão, esculpir em madeira o tronco tal e qual.... que dor de cabeça. fazer uma coisa que era de madeira, em madeira, é muita vontade de complicar. o cara da artforum falou mais ou menos a mesma coisa, que é complicante mas que é bonita... grande...

no alto: Male Mannequin, de 1990, um gato. o nome da escultura do tronco é Hinoki, 2007.

Nenhum comentário: